Nos dias de hoje as pessoas usam as redes sociais com muito mais constância para manter contato e interagir com amigos, familiares e etc… porem empresas usam os perfis e diferentes redes para promover seus produtos e divulgar suas marcas, você sabia que tem um profissional que pode fazer isso por você? É chamado de social media, vamos descobrir o que ele faz!
O que é um social media?
Segundo o rockcontent.com ‘’É o profissional responsável pela gestão de uma ou várias plataformas de redes sociais!’’ O social media nada mais é que uma profissão com diversas atuações no mercado, é um tipo de profissional em atividade com uma relação muito forte com o contexto de ligações digitais entre empresa e um cliente em potencial.
As tarefas normalmente são voltadas para a gestão das redes sociais, ele trabalha com presença digital de diversas empresas e pessoas no mercado. assim, podendo trazer riqueza ao marketing e a publicidade, vamos conhecer algumas funções do social media:
Funções de um social media
- Pesquisa: o social media vai atras do que está em alta nas trends das redes sociais. Ele também pode pesquisar as palavras-chave que as pessoas mais procuram na internet e podem fazer conteúdos relacionados.
- Estratégia para redes sociais: Ele é responsável por fazer o planejamento e programar o calendário do perfil, que seria como o cronograma para a produção e a distribuição de conteúdo.
- Criação das artes: O próprio social media pode elaborar as artes dos conteúdos a serem postados nas redes sociais. O Canva, por exemplo, é uma ferramenta bastante intuitiva e utilizada para criação de artes para as redes sociais.
- Análise de dados e resultados das postagens e do perfil: O perfil do cliente também precisa ser avaliado, desde sua atuação até uma comparação em relação aos concorrentes tanto o alcance quanto o engajamento são fundamentais para identificar a gestão de mídias sociais. Por meio das informações obtidas, que podem ser reunidas em relatórios que são gerados pelo social media, os dados conseguem fazer o profissional identificar as estratégias que foram mais eficientes para os objetivos da empresa. Assim podendo destacar o horário que gera mais engajamento do público com o conteúdo entre as postagens.